terça-feira, 3 de maio de 2011

Informações relevantes



Eaê Galera!

Aqui vão algumas informações e curiosidades sobre os Ladrilhos Hidráulicos.

Produção: cimento, areia, pigmento (em pó) e água. Primeiro é feito a mistura incolor (cimento, areia e água) depois a mesma é moldada (molde de ferro) e a mistura pigmentada (pigmento + cimento + água) é colocada em cima da incolor, formando a arte do ladrilho. Depois o ladrilho é mergulhado na água (8 horas) e colocado em uma estante para secar naturalmente.
Mais informações sobre a produção do ladrilho hidráulico, vocês podem ler aqui nesse site: http://migre.me/4qSFm (tem tudo bem explicadinho). E aqui vai um vídeo que fizemos quando visitamos a Mosaicos Colares, mostrando uma parte desse processo de produção: 
  

Curiosidades: O ladrilho hidráulico tem esse nome por utilizar a água na hora da secagem, não sendo necessária a utilização de forno para finalizar o processo de produção. No Ceará ele é chamado de Mosaico, foi daí que surgiu o nome do blog. Há alguns tipos de ladrilho (os em alto relevo), que são usado como piso especial para deficientes visuais. A espessura das peças varia de  2 cm a 3 cm e o tamanho padrão  é de 20 cm x 20.

Vantagens: Possuem alta durabilidade, são resistentes (a maresia, por exemplo), não esquentam, não possuem dilatação, evitam umidade e são ecologicamente bons, pois não é necessária a queima para finalizar o processo, como já citei. 


No próximo post vou colocar a entrevista que fizemos com as donas da Mosaicos Colares! Fiquem ligados! :D

4 comentários:

  1. O modo de 'preparo' do Ladrilho é meio parecido com o da cerâmica né? Só que de maneira diferente.
    E também, achei interessante o fato de ser utilizado água da hora da secagem.
    Muito bom o trabalho e as informações que vocês tão dando.
    Equipe Outdoor

    ResponderExcluir
  2. Coletamos o máximo de informações possíveis sobre os Ladrilhos porque achamos importante saber o que ele é e todo o processo de fabricação para basearmos nossas idéias nisso. A visita a Mosaico Colares sem dúvidas foi super proveitosa!

    ResponderExcluir
  3. Tem uma cara de que dá um trabalho dos infernos pra fazer um bixinho desse, viu. Muito engraçado, parece uma construção.. e os recipientes onde ficam a água e a tinta, me lembraram aquelas tinas cheias de tinta que tem no Marrocos, onde eles tingem os tecidos e couros, sabe? *O clone feelings*
    Muito massa mesmo!

    ResponderExcluir
  4. O clone feelings total hahahahaha! Até porque lá é uma "confusão" gente falando, rádio tocando, o barulho da produção mesmo, cachorros perambulando no meio de tudo... é quase um mercado árabe!

    ResponderExcluir